ESCALA DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL PARA LACTENTES: VALIDADE DE CONSTRUCTO E CONFIABILIDADE

Autores

  • Francisco Rosa Neto Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Lucia Andreis
  • Sany Fernandes
  • Inmaculada Ramos Sanchez

Palavras-chave:

Escala, Lactentes, Neurodesenvolvimento, Constructo, Confiabilidade

Resumo

RESUMO: Objetivo: Analisar a validade de constructo e confiabilidade da Escala de Desenvolvimento Infantil para lactentes. Método: Foi realizado um estudo transversal que avaliou 221 lactentes de 6 a 24 meses, matriculados na Rede Pública Municipal de Florianópolis/SC, utilizando como instrumento de avaliação a Escala de Desenvolvimento Infantil (EDI). Na análise estatística, para mensurar a validade de constructo utilizou-se a Análise Fatorial Confirmatória (AFC) pela técnica de modelagem de equações estruturais e para verificar a confiabilidade da escala foi realizada a análise da consistência interna por meio do coeficiente alfa de Cronbach. Resultados: A AFC confirmou que o modelo unidimensional apresenta excelentes índices de adequação para os fatores de controle postural, oculomanual, linguagem e social. Para a análise de confiabilidade, foi realizada a consistência interna, no qual o valor do Alpha (α) de Cronbach indicou que o instrumento é confiável, sem gerar aumento do valor de alfa, assim, nenhum item foi excluído, reforçando desta maneira o achado que os quatro fatores medem o mesmo fenômeno adequadamente. Conclusão: A EDI apresentou propriedades psicométricas satisfatórias com bom desempenho quanto à validade de constructo e confiabilidade, expondo referências para a população brasileira, representando assim uma boa opção de instrumento de avaliação do neurodesenvolvimento.

Referências

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Publicado

16/12/2022

Edição

Seção

Artigo original

Como Citar

ESCALA DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL PARA LACTENTES: VALIDADE DE CONSTRUCTO E CONFIABILIDADE. (2022). Arquivos Catarinenses De Medicina, 51(01), 118-127. https://revista.acm.org.br/arquivos/article/view/1253

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