OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM DA COMISSÃO INTRA-HOSPITALAR DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS PARA TRANSPLANTES – CIHDOTT
Palavras-chave:
Transplante, Obtenção de Tecidos e Órgãos, Equipe de EnfermagemResumo
Objetivo: identificar os desafios enfrentados pela equipe de enfermagem da comissão intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplantes em um hospital da região do extremo sul catarinense. Métodos: Trata-se de estudo caracterizado por uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva, exploratória. Resultados: Atualmente a equipe estudada esta composta por cinco profissionais graduados em enfermagem, sendo todas do sexo feminino com faixa etária entre 26 e 41 anos, média de 31,40 anos. Sobre as dificuldades e desafios enfrentados pela equipe de enfermagem do CIHDOTT no processo de doação e captação de órgãos, 80% dos profissionais responderam que a falta de treinamento é a principal dificuldade e desafio enfrentado. Conclusão: O resultado evidência a necessidade em aplicar educação continuada aos profissionais de enfermagem pertencentes ao setor, bem como, buscar a disseminação da informação á sociedade.
Referências
Prado, RT; Dias, SM; Castro, EAB de. Skills and abilities for nursing practice in eye banks. Texto & Contexto - Enfermagem, 2014. 23 (1):47-55.
Rocha, JR. Transplante e ética. Brasília: Conselho Federal de Medicina; 1993.
Knobel E, Laselva CR, Moura Junior DF. Terapia intensiva: enfermagem. São Paulo: Atheneu; 2009.
Pereira, WA. História dos transplantes. 2.ed. Rio de Janeiro: Medsi; 2000.
Ministério da Saúde. Portaria Ministerial nº 1752, de 23 de janeiro de 2005. Determina A Constituição de Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos Para Transplante em Todos Os Hospitais Públicos, Privados e Filantrópicos Com Mais de 80 Leitos. Brasilia (DF):MS; 2005.
Arcanjo, RA; Oliveira, LC de; Silva, DDda. Reflexões sobre a comissão intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplantes. Revista. Bioética. 2013 Jan. 21 (1): 119-125.
Ministério da Saúde. Portaria Ministerial nº 1.262 de 16 de junho de 2006. Aprova o Regulamento Técnico para estabelecer as atribuições, deveres e indicadores de eficiência e do potencial de doação de órgãos e tecidos relativos às Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT). Brasilia (DF):MS; 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Arquivos Catarinenses de Medicina
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.