ATUAÇÃO E INTERVENÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM RECÉM-NASCIDOS DE BAIXO RISCO INTERNADOS NO ALOJAMENTO CONJUNTO: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

Palavras-chave:

Alojamento conjunto. Recém-nascido. Equipe multiprofissional

Resumo

Introdução: O alojamento conjunto é definido como um espaço onde mãe e o recém-nascido saudáveis permanecem juntos após o nascimento até a alta hospitalar. Durante a sua internação, os profissionais de saúde são de extrema importância para uma assistência adequada e humanizada. Objetivo: Identificar quais profissionais e intervenções multiprofissionais são realizadas em recém-nascidos de baixo risco internados no alojamento conjunto. Procedimentos Métodológicos: Revisão sistemática integrativa da literatura com protocolo registrado na PROSPERO (ID134707). A busca foi realizada entre maio de 2018 a outubro de 2019, nas bases de dados MEDLINE, Pubmed, LILACS, SCIELO, PEDro, Scopus, Cochrane, Embase e Cinahl. Foram utilizados os termos medical subject heading (MeSH) Infant, Newborn, "Mother-childrelations", Hospital, Maternity, "Health CareLevels", "Rooming-in Care", e "Physical Therapy Modalities", nos idiomas inglês, português e espanhol. Para avaliação da qualidade utilizou-se Newcastle – ottawa quality assessment scale case control studies. Texto da Pesquisa: Somente dois estudos atenderam aos critérios de elegibilidade, demonstrando que os profissionais enfermeiros, fonoaudiólogos e médicos atuam no alojamento conjunto. Uma intervenção foi relacionada ao aleitamento materno, com a avaliação do posicionamento, pega, sucção, aspecto da mama e interação mãe-bebê, e a outra sobre o contato pele a pele e berço aquecido no controle da temperatura corporal do recém-nascido logo após o nascimento. Conclusão: Em razão da escassez de estudos, tornam-se necessárias mais pesquisas com boa qualidade metodológica sobre a atuação de outros profissionais na população de recém-nascidos de baixo risco internados no alojamento conjunto.

Biografia do Autor

  • Marcela Santos Magalhães, Universidade Federal de Santa Catarina.
    Curso de Graduação em Fisioterapia do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Monique Zanardo Ferreira, Universidade Federal de Santa Catarina.
    Curso de Graduação em Fisioterapia do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Giovana Pascoali Rodovanski, Universidade de São Paulo.
    Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Neurociências e Comportamento do Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), com ênfase no desenvolvimento da visão de recém-nascidos pré-termo. Mestre em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharel em Fisioterapia pela UFSC. Membro do Grupo de Pesquisa PREMATURIDADE.
  • Evelim Leal de Freitas Dantas Gomes, Universidade Nove de Julho.
    Pós doutorado, doutorado e mestrado em Ciências da Reabilitação pela UNINOVE, fisioterapeuta , professora da graduação em fisioterapia nas disciplinas de pediatria e materno infantil pela Universidade Nove de Julho(UNINOVE) e professora Assistente de Coordenação do curso de Fisioterapia por 1 ano e 6 meses. Experiência em Fisioterapia em terapia intensiva cardiorrespiratória com ênfase em pediatria e neonatologia desde 2000. Pós graduada em fisioterapia cardiorrespiratória pelo Instituto do Coração HCFMUSP-SP e em Insuficiência respiratória pelo Instituto de Ensino e Pesquisa -IEP do Hospital Sírio Libanês.Especialista em UTI pediátrica / neonatal e em fisioterapia respiratória pela ASSOBRAFIR. Especialização em fisiologia e prescrição do exercício UNICID. Coordenadora e idealizadora do curso de pós graduação latu sensu em terapia intensiva pediátrica e neonatal ( teórico/prática) FABIC/FACMED polo Physio Cursos SP desde 2015. Cursando especialização em neuropediatria FABIC/FACMED- Physio Cursos SP.
  • Cristiane Aparecida Moran, Universidade Federal de Santa Catarina.
    Doutora e Mestre em Ciências pelo programa de Medicina Interna e Terapêutica - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), especialista em pediatria pelo Instituto da Criança - ICr-HC/USP e em Fisioterapia Respiratória pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Ampla experiência na área de terapia intensiva neonatal e pediátrica e como docente nos cursos de graduação e pós-graduação na área da saúde e pesquisa científica. Atualmente é professora Adjunta A na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no curso de fisioterapia, supervisora de estágio na UTI Neonatal e líder do grupo de pesquisa "Prematuridade" na UFSC.

Referências

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Publicado

06/10/2020

Edição

Seção

Artigo de revisão

Como Citar

ATUAÇÃO E INTERVENÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM RECÉM-NASCIDOS DE BAIXO RISCO INTERNADOS NO ALOJAMENTO CONJUNTO: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. (2020). Arquivos Catarinenses De Medicina, 49(3), 111-124. https://revista.acm.org.br/arquivos/article/view/738

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