TIPOLOGIAS EM LIDERANÇA E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA COOPERATIVA DE TRABALHO ODONTOLÓGICO

Authors

  • Leandro dos Santos Bernardes
  • Giselle de Souza

Keywords:

Tipologias em Liderança. Desempenho Organizacional. Cooperativa de trabalho odontológico.

Abstract

Embora as organizações ligadas a prestação de serviços de saúde tenham algumas especificidades no seu modo de operar, os profissionais que nelas laboram também estão sujeitos  a realização de processos que são supervisionados para garantir a consecução dos resultados e o atendimento da legislação. Estes profissionais tendem a passar mais tempo ligados aos problemas do ambiente de trabalho até pelos diversos casos que lhe são apresentados e que competem no âmbito comercial e da vida humana demandando das lideranças diversas capacidades. Neste sentido, o presente artigo trata-se de um estudo de caso em uma cooperativa de trabalho odontológico com vistas a verificar as tipologias de liderança mais aderentes, na percepção dos colaboradores, para facilitar o atingimento dos resultados. O estudo teve como objetivo geral identificar a percepção dos empregados com relação aos perfis de lideranças existentes na organização estudada e aqueles mais aderentes para incentivar o desempenho dos colaboradores. Para atender ao objetivo geral foram determinados os seguintes objetivos específicos: detectar o conhecimento de lideres; Identificar vantagens e desvantagens de ser um líder; Verificar se os liderados familiarizam-se com os líderes. Sob os aspectos metodológicos a pesquisa é enquadrada como de natureza aplicada, com objetivos exploratórios, de abordagem predominantemente quantitativa. A coleta de dados foi efetuada através de levantamento por meio de um questionário respondido por 56 empregados da cooperativa, que representam a sua totalidade em nível não gerencial. Os dados foram tratados por estatística simples e analisados sob um paradigma interpretativista, cujos resultados principais apontam que a liderança está diretamente ligada ao desempenho organizacional da instituição estudada, por este motivo se faz necessário o aperfeiçoamento das chefias, para que os mesmos sejam vistos por seus subordinados como lideres, conquistando às vezes até a admiração destes, e assim consiga conquistar os objetivos da organização, características estas encontradas na tipologia de liderança participativa.

References

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva, 2004.

GIL, Antonio Carlos. Gestão de Pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2009.

LUZ, Ricardo Silveira. Gestão de Pessoas. Rio de Janeiro: LCT, 2008.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração de recursos humanos: fundamentos básicos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. 10.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando pessoas: como transformar gerentes em gestores de pessoas. 4.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

STONER, J. A.F.; FREEMAN, R. E. Administração. 5ª ed. Rio de Janeiro: JC Editora, 1994.

CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da administração. 6. ed. Campos, 2001.

BATEMAN, T. S.; SNELL, S. A. Administração management – Construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas: 1998.

MOTTA, Paulo Roberto. A ciência e a arte de ser dirigente.8 ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 1997.

KOUZES, James M. O desafio da liderança.10.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

ROBBINS, Stephen P. Administração: Mudanças e Perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2000.

DRUCKER, P. F. O líder do futuro. São Paulo: Futura, 1996.

SILVA, reinaldo. Teorias da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.

ALVES, Osnei Francisco. Os passos para o sucesso. Curitiba: Ápice Editora, 2007.

FARIA, Albino Nogueira de. Chefia e liderança. Rio de Janeiro: LCT, 1982.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Atlas,2002.

KNAPIK, J. Gestão de Pessoas e Talentos. Curitiba: Ibpex, 2006

HERSEY, P.; BLANCHARD, K.H. Psicologia para administradores: a teoria e as técnicas da liderança situacional. Trad. Edwino A. Royer. São Paulo, Editora Pedagógica e Universitária, 1986.

CHIAVENATO, Idalberto. Princípios de Administração. São Paulo: Manole, 2013

BERGAMINI, C.W. Liderança administração do sentido. São Paulo: Atlas, 1994.

MARQUES, M. D. Liderança: a importância de um líder dentro de uma organização. 2012. Monografias.com. Disponível em: <http://br.monografias.com/trabalhos3/lideranca-importancia-lider-dentro-organizacao/lideranca-importancia-lider-dentro-organizacao.shtml>. Acesso em: 30 out. 2016.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2004.

DIEHL, Astor Antonio. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: Metodos e Técnicas.3 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica - 7ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1987.

BOWDITCH, James L.; BUONO, Anthony F. Elementos de comportamento organizacional.São Paulo: Pioneira Thomson, 1992.

CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando com as pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier 2005.

Published

2017-12-01

Issue

Section

Artigo de revisão

How to Cite

TIPOLOGIAS EM LIDERANÇA E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA COOPERATIVA DE TRABALHO ODONTOLÓGICO. (2017). Arquivos Catarinenses De Medicina, 46(4), 200-215. https://revista.acm.org.br/arquivos/article/view/357

Similar Articles

41-50 of 561

You may also start an advanced similarity search for this article.