TIPOLOGIAS EM LIDERANÇA E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA COOPERATIVA DE TRABALHO ODONTOLÓGICO
Palabras clave:
Tipologias em Liderança. Desempenho Organizacional. Cooperativa de trabalho odontológico.Resumen
Embora as organizações ligadas a prestação de serviços de saúde tenham algumas especificidades no seu modo de operar, os profissionais que nelas laboram também estão sujeitos a realização de processos que são supervisionados para garantir a consecução dos resultados e o atendimento da legislação. Estes profissionais tendem a passar mais tempo ligados aos problemas do ambiente de trabalho até pelos diversos casos que lhe são apresentados e que competem no âmbito comercial e da vida humana demandando das lideranças diversas capacidades. Neste sentido, o presente artigo trata-se de um estudo de caso em uma cooperativa de trabalho odontológico com vistas a verificar as tipologias de liderança mais aderentes, na percepção dos colaboradores, para facilitar o atingimento dos resultados. O estudo teve como objetivo geral identificar a percepção dos empregados com relação aos perfis de lideranças existentes na organização estudada e aqueles mais aderentes para incentivar o desempenho dos colaboradores. Para atender ao objetivo geral foram determinados os seguintes objetivos específicos: detectar o conhecimento de lideres; Identificar vantagens e desvantagens de ser um líder; Verificar se os liderados familiarizam-se com os líderes. Sob os aspectos metodológicos a pesquisa é enquadrada como de natureza aplicada, com objetivos exploratórios, de abordagem predominantemente quantitativa. A coleta de dados foi efetuada através de levantamento por meio de um questionário respondido por 56 empregados da cooperativa, que representam a sua totalidade em nível não gerencial. Os dados foram tratados por estatística simples e analisados sob um paradigma interpretativista, cujos resultados principais apontam que a liderança está diretamente ligada ao desempenho organizacional da instituição estudada, por este motivo se faz necessário o aperfeiçoamento das chefias, para que os mesmos sejam vistos por seus subordinados como lideres, conquistando às vezes até a admiração destes, e assim consiga conquistar os objetivos da organização, características estas encontradas na tipologia de liderança participativa.
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