Acidentes de trânsito por atropelamentos na cidade de São Paulo: Série histórica.

Autores

  • Cintia Leci Rodrigues Universidade de Santo Amaro Faculdade das Américas
  • Jane de Eston Armond Doutora em Saúde Pública FSP/USP. Docente do Curso de Medicina da Universidade de Santo Amaro.
  • Carlos Górios Mestre em Ortopedia e Traumatologia USP. Docente do Curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo.
  • Rodrigo Guilherme Varotti Pereira Mestrado em Ciências da Saúde pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual, IAMSPE. Docente do Curso de Medicina da Faculdade das Américas.

Resumo

Introdução: Atualmente surge a necessidade de pesquisas sobre a os fatores de risco para pedestres vitimas de acidentes de trânsito para que se possa executar estratégias e políticas específicas para prevenção no nosso contexto. Objetivo: O estudo objetiva avaliar as ocorrências relacionadas a acidentes de trânsito envolvendo pedestres na cidade de São Paulo e sua distribuição espacial por meio de uma série histórica. Métodos: Foi traçada uma série temporal de quatorze anos (2000 a 2014) utilizando-se dados extraídos do Sistema de Informação Hospitalar (SIH).  No período analisado ocorreram 48.879 internações por atropelamento de pedestres (acidentes de trânsito) na cidade de São Paulo. Resultados: Os atropelamentos de pedestres, segundo o veículo de colisão ocorreram principalmente por: automóveis (21,0%), motocicletas (10,1%), ônibus (4,0%) e bicicleta (1,5%).  Em relação ao sexo da vítima, os atropelamentos de pedestres ocorrem principalmente no sexo masculino (70,1%). Discussão: Os pedestres são as vítimas de trânsito com maior risco de lesões graves, dada a fragilidade do corpo humano frente a um veículo. Pesquisas sobre a acidentalidade dos pedestres são importantes para construir um conhecimento fidedigno da realidade local e para nortear intervenções eficazes Conclusão: Diante dos resultados encontrados neste estudo, prevalece como vítimas de atropelamento população jovens e no sexo masculino.  Podemos concluir que a prevenção aos acidentes de trânsito é atitude indispensável frente à morbimortalidade e aos custos que representam ao nosso país. 

Biografia do Autor

  • Cintia Leci Rodrigues, Universidade de Santo Amaro Faculdade das Américas

    Mestre em Saúde Pública - FSP/USP

    Curso de Medicina - UNISA

    Curso de Medicina - FAM

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Publicado

01/06/2018

Edição

Seção

Artigo original

Como Citar

Acidentes de trânsito por atropelamentos na cidade de São Paulo: Série histórica. (2018). Arquivos Catarinenses De Medicina, 47(2), 147-155. https://revista.acm.org.br/arquivos/article/view/332

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