Acidentes de trânsito por atropelamentos na cidade de São Paulo: Série histórica.
Abstract
Introdução: Atualmente surge a necessidade de pesquisas sobre a os fatores de risco para pedestres vitimas de acidentes de trânsito para que se possa executar estratégias e políticas específicas para prevenção no nosso contexto. Objetivo: O estudo objetiva avaliar as ocorrências relacionadas a acidentes de trânsito envolvendo pedestres na cidade de São Paulo e sua distribuição espacial por meio de uma série histórica. Métodos: Foi traçada uma série temporal de quatorze anos (2000 a 2014) utilizando-se dados extraídos do Sistema de Informação Hospitalar (SIH). No período analisado ocorreram 48.879 internações por atropelamento de pedestres (acidentes de trânsito) na cidade de São Paulo. Resultados: Os atropelamentos de pedestres, segundo o veículo de colisão ocorreram principalmente por: automóveis (21,0%), motocicletas (10,1%), ônibus (4,0%) e bicicleta (1,5%). Em relação ao sexo da vítima, os atropelamentos de pedestres ocorrem principalmente no sexo masculino (70,1%). Discussão: Os pedestres são as vítimas de trânsito com maior risco de lesões graves, dada a fragilidade do corpo humano frente a um veículo. Pesquisas sobre a acidentalidade dos pedestres são importantes para construir um conhecimento fidedigno da realidade local e para nortear intervenções eficazes Conclusão: Diante dos resultados encontrados neste estudo, prevalece como vítimas de atropelamento população jovens e no sexo masculino. Podemos concluir que a prevenção aos acidentes de trânsito é atitude indispensável frente à morbimortalidade e aos custos que representam ao nosso país.
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