ANÁLISE DA TERMINOLOGIA EM AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Authors

  • Gabrielli Veras Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Ana Flávia Girardi Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Ricardo de Almeida Pimenta Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Francisco Rosa Neto Universidade do Estado de Santa Catarina

Keywords:

Terminologia, Desenvolvimento Motor, Avaliação

Abstract

O Desenvolvimento Motor possui abrangência multidisciplinar e os trabalhos científicos publicados nesta área utilizam um conjunto de vocábulos e expressões oriundos das diversas áreas das Ciências da Saúde. OBJETIVO: Esta revisão realizou investigação da terminologia utilizada nos estudos publicados na área do Desenvolvimento Motor que utilizaram a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) como instrumento de Avaliação Motora. MÉTODO: O método utilizado foi o de revisão integrativa, a partir de uma busca sistemática nas bases de dados PUBMED, SciELO, SCOPUS, SPORTDiscus, Web of Science, Portal de Periódicos CAPES e BVS. RESULTADOS: Encontrou-se 90 artigos que atenderam aos critérios de inclusão. Das 270 palavras-chave encontradas, 106 (39%) não eram descritores indexados e 164 (61%) estavam incluídos como descritores no DeCS, porém nem sempre associados à área do Desenvolvimento Motor. A análise das palavras-chave e do texto dos artigos, indicou predominância do termo “Desenvolvimento Motor”. CONCLUSÃO: Os dados desta revisão mostram a importância da criação de descritores para a área do Desenvolvimento Motor, com base em um glossário terminológico específico. A utilização de termos padronizados para a área do Desenvolvimento Motor, permitirá que os profissionais das equipes multidisciplinares que atuam nesta área evoluam tecnicamente através da troca de seus conhecimentos e experiências.

References

Dias, C. A. (2000). Terminologia: conceitos e aplicações. Ciência da informação, 29(1), 90-92.

Castro, E. (2001). Terminologia, palavras-chave, descritores em saúde: qual a sua utilidade? Jornal Brasileiro De Aids, 2(1).

DeCS (2020). Descritores em Ciências da Saúde. São Paulo: BIREME/OPAS. Disponível em: https://decs.bvsalud.org/.

Brandau, R., Monteiro, R., & Braile, D. M. (2005). Importância do uso correto dos descritores nos artigos científicos. Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery, 20(1), VII-IX.

Rosa Neto, F. Manual de Avaliação Motora - EDM III. EDM, Florianópolis, 2021.

Anjos, I. D. V. C. D., & Ferraro, A. A. (2018). A influência da dança educativa no desenvolvimento motor de crianças. Revista Paulista de Pediatria, 36(3), 337-344.

Bucco-dos Santos, L., & González, M. Z. (2013). Desarrollo de las habilidades motoras fundamentales en función del sexo y del índice de masa corporal en escolares. Cuadernos de psicología del Deporte, 13(2), 63-72.

Rosa Neto, F., Amaro, K. N., Prestes, D. B., & Arab, C. (2011). O esquema corporal de crianças com dificuldade de aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional, 15(1), 15-22.

Athanasiadou, A., Buitelaar, J. K., Brovedani, P., Chorna, O., Fulceri, F., Guzzetta, A., & Scattoni, M. L. (2020). Early motor signs of attention-deficit hyperactivity disorder: A systematic review. European child & adolescent psychiatry, 29(7), 903-916.

Dos Santos, L. B., & González, M. Z. (2015). Estudio del desempeño motor en niños leoneses que practican actividades deportivas extraescolares [Study of motor performance of children from León who play sports extracurricular activities]. E-balonmano. com: Revista de Ciencias del Deporte, 11(2), 167-176.

Pereira, W. J. G., Ribas, C. G., Junior, E. C., Domingos, S. C. P., Valerio, T. G., & Gonçalves, T. A. (2019). Fisioterapia no tratamento da síndrome da trissomia da banda cromossômica 21 (Síndrome de Down): Revisão Sistemática. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (28), e714-e714.

Arnoni, J. L. B., Verdério, B. N., Pinto, A. M. A., & Rocha, N. A. C. F. (2018). Efeito da intervenção com videogame ativo sobre o autoconceito, equilíbrio, desempenho motor e sucesso adaptativo de crianças com paralisia cerebral: estudo preliminar. Fisioterapia e Pesquisa, 25(3), 294-302.

Costa, A. G. D. S. D., & Cavalcante Neto, J. L. (2019). Desenvolvimento da motricidade fina em crianças com desnutrição crônica. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 27(1), 54-60.

Franco de Campos, S. D., de Oliveira Figueiredo, M., Mazer-Gonçalves, S. M., dos Santos, E., & Carrillo Maronesi, L. (2017). O brincar para o desenvolvimento do esquema corporal, orientação espacial e temporal: análise de uma intervenção. Brazilian Journal of Occupational Therapy/Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 25(2).

Barbosa, M. A. (1990). Lexicologia, lexicografia, terminologia, terminografia, identidade científica, objeto, métodos, campos de atuação. Anais do II Simpósio Latinoamericano de Terminologia. Brasília, UnB.

Ercole, F. F., Melo, L. D., & Alcoforado, C. L. G. C. (2014). Integrative review versus systematic review. Rev Min Enferm, 18(1), 9-12.

Tani, G., Júnior, C. D. M. M., Ugrinowitsch, H., Benda, R. N., Chiviacowsky, S., & Corrêa, U. C. (2010). Pesquisa na área de comportamento motor: modelos teóricos, métodos de investigação, instrumentos de análise, desafios, tendências e perspectivas. Journal of Physical Education, 21(3), 329-380.

Luby, S., & Southern, D. (2017). The Pathway to Publishing: A Guide to Quantitative Writing in the Health Sciences. 2015. URL: http://globalhealth. stanford. edu/wp-content/uploads/2019/07/A-Guide-to-Quantitative-Scientific-Writing, 23.

Published

2024-06-21

Issue

Section

Artigo original

How to Cite

ANÁLISE DA TERMINOLOGIA EM AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. (2024). Arquivos Catarinenses De Medicina, 51(3), 28-44. https://revista.acm.org.br/arquivos/article/view/1162

Similar Articles

1-10 of 134

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)