RECURSOS E TRATAMENTOS FISIOTERÁPICOS UTILIZADOS EM LINFEDEMA PÓS-MASTECTOMIA RADICAL E LINFADENECTOMIA: REVISÃO DE LITERATURA
Keywords:
Câncer de Mama. Mastectomia. Linfedema. Fisioterapia.Abstract
RESUMO
O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e vem aumentando cada vez mais, e com a descoberta tardia, a cirurgia é quase inevitável. Este estudo teve como objetivo pesquisar, através de revisão bibliográfica, quais tratamentos fisioterapêuticos são mais utilizados no linfedema pós-mastectomia radical, já que o mesmo é uma das principais complicações pós-cirúrgica. Foram encontrados 78 artigos dos quais apenas 42 contemplaram os critérios de inclusão para estudo, os demais não continham informações ou eram a baixo do ano pré-estabelecido. O edema é o acúmulo de líquido e proteínas nos espaços intersticiais em decorrência do déficit do sistema linfático, trazendo muito desconforto. O tratamento fisioterápico se faz necessário, devido ás complicações geradas no pós-operatório. As técnicas fisioterápicas são muito variadas, entre elas: terapia complexa descongestiva, drenagem linfática manual, vestuário de compressão, bandagens, automassagem, hidroterapia, eletroterapia, cinesioterapia e facilitação neuromuscular proprioceptiva. Quando usada terapia combinada de duas ou mais técnicas o resultado é melhor e mais eficaz na redução do linfedema. Conclui-se que a fisioterapia com suas variadas técnicas, é o principal tratamento para linfedema pós-mastectomia radical onde a maioria dos autores concordam que quando envolvem várias técnicas, resultam em uma eficácia mais significativa na redução de linfedema.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Arquivos Catarinenses de Medicina
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.