MONITORIA EM TÉCNICA CIRÚRGICA E ANESTESIOLOGIA: UTILIDADE DO CURSO DE PREPARATÓRIO VOLTADO PARA ACADÊMICOS DE MEDICINA
Keywords:
educação em saúde, procedimentos cirúrgicos operatórios, anestesiologiaAbstract
No presente artigo os autores discutem a importância do curso preparatório para monitores da disciplina de Técnica Cirúrgica e Anestesiologia (TCA). Os resultados foram obtidos por meio de questionário objetivo que expressa opiniões sobre o curso, manifestadas pelos monitores, o que proporciona uma análise da importância das atividades ofertadas no curso de capacitação. O objetivo principal almejado pelos participantes era conseguir mais experiência nas áreas abordadas. O curso de capacitação colaborou para a aquisição de mais segurança aos alunos que irão exercer o papel de instrutores nas aulas práticas da disciplina. Nas demais questões abordadas, o curso foi de grande aceitação pelos participantes, pois a maioria afirma que o curso ajudou a alcançar os objetivos primários, teve carga horária suficiente, e tornou os alunos aptos para auxiliar nas aulas práticas da disciplina de TCA. Verificou-se a homogeneidade do entendimento dos assuntos abordados por meio de um exame composto por 4 questões referentes a situações práticas abordados no curso. Nos resultados obtidos, ficou clara a importância do curso de capacitação na complementação do conhecimento e no preparo do monitor, pois sintetiza os principais tópicos da disciplina de Técnica Cirúrgica e Anestesiologia de forma a facilitar a aplicabilidade prática. Portanto, o curso de capacitação permite a transmissão de informações homogêneas aos acadêmicos que cursam a disciplina, desenvolve e fixa o conhecimento dos monitores, além de dar suporte às aulas práticas. Dessa forma, a transmissão de conhecimentos e experiências ocorre de forma recíproca entre os acadêmicos, favorecendo o desenvolvimento pessoal e profissional.References
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