ANÁLISE ÉTICA DA PUBLICIDADE MÉDICA

Autores

  • Amanda Raimundo da Silva UNIVALI
  • Gabriela de Souza Universidade do Vale do Itajaí
  • Joel Antonio Bernhardt Universidade do Vale do Itajaí
  • Lais Dalmolini Universidade do Vale do Itajaí
  • Mariana Raysa Bernardino Universidade do Vale do Itajaí
  • Tayna Gyulia Dalla Gasparina Universidade do Vale do Itajaí

Palavras-chave:

Publicidade, Medicina, Ética

Resumo

Objetivo: Fornecer uma análise ampla com base em diversos estudos para maior entendimento da ética quanto às publicidades na medicina. Método: Revisão narrativa de literatura por meio de pesquisa bibliográfica de caráter descritivo. Discussão: Os avanços nos meios de comunicação e desenvolvimento das mídias sociais nos últimos anos, o que impactou na área da medicina com consideráveis mudanças na relação médico paciente. O presente estudo consiste em uma revisão de literatura com objetivo de compreender os aspectos éticos em relação à publicidade médica. Mesmo diante das diretrizes do CFM e com uma legislação vigente, existem consequências que podem ser prejudiciais tanto para o médico quanto para o paciente, sendo que a prática médica junto com mídias sociais pode causar indesejáveis situações quando inadequada.  Conclusão:  É indispensável considerar que a medicina aparece interligada com as mídias sociais na hodiernidade, no entanto, deve haver responsabilidade quando a utilização dessas ferramentas.

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Publicado

13/09/2024

Edição

Seção

Artigo original

Como Citar

ANÁLISE ÉTICA DA PUBLICIDADE MÉDICA. (2024). Arquivos Catarinenses De Medicina, 52(2), 37-44. https://revista.acm.org.br/arquivos/article/view/1353

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