EFEITO DE UMA AÇÃO EDUCATIVA EM GRUPO SOBRE O CONHECIMENTO E O CONTROLE DO DIABETES MELLITUS

ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO CONTROLADO

Autores

  • Flávia Gonçalves Duarte
  • Kelvin Oliveira Rocha
  • Lucas Vilas Boas Magalhães
  • Cristiane Junqueira de Carvalho
  • Luciana Moreira Lima Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0001-5349-1577

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Diabetes Mellitus, Ensaio Clínico

Resumo

Objetivo: Analisar o efeito de ação educativa em grupo sobre o conhecimento e o controle metabólico da doença em pacientes com Diabetes mellitus. Método: Ensaio clínico randomizado controlado, realizado com 51 pacientes distribuídos entre Grupo Intervenção e Controle. A coleta de dados se deu antes e após a intervenção através da aplicação do questionário Diabetes Knowledge Questionnaire e consulta do resultado da hemoglobina glicosilada. Todos os participantes realizaram o atendimento individual por meio de consulta com equipe multiprofissional. Apenas os participantes do Grupo Intervenção participaram das atividades educativas em grupo. Resultados: Após estratificar as variáveis em Escore de Conhecimento ≤ 8 e Escore de Conhecimento > 8, a distribuição se apresentou com associação significativa após intervenção, apresentando Odds Ratio = 2,1 (1,4 – 3,0) para o desfecho no Grupo Intervenção. Em adição, os níveis de hemoglobina glicosilada foram significativamente menores nos dois grupos após o período da intervenção. Além disso, houve diminuição significativa na média da hemoglobina glicosilada no Grupo Intervenção (7,75 ± 1,6) quando comparado ao Grupo Controle (9,4 ± 2,1) ao final do estudo. Conclusão: As intervenções educativas em grupo contribuíram positivamente na aquisição do conhecimento sobre Diabetes mellitus e na melhora do controle glicêmico dos participantes. Registro: RBR-53tx8f.

Referências

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Publicado

30/01/2025

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Seção

Artigo original

Como Citar

EFEITO DE UMA AÇÃO EDUCATIVA EM GRUPO SOBRE O CONHECIMENTO E O CONTROLE DO DIABETES MELLITUS: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO CONTROLADO. (2025). Arquivos Catarinenses De Medicina, 53(2), 44-57. https://revista.acm.org.br/arquivos/article/view/1496

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