ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL DE UM PACIENTE PEDIÁTRICO NO PÓS-OPERATÓRIO DA CORREÇÃO DA TETRALOGIA DE FALLOT: ESTUDO DE CASO

Autores

  • Nayara Cristina de Freitas Cavalcante Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Limoeiro do Norte.
  • Francisco Regis da Silva Universidade Estadual do Ceará (UECE) Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE)
  • Michele Edmila Silva Sousa Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia (IFCE), Campus Limoeiro do Norte.
  • Maria Rafaela Martins de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Limoeiro do Norte.
  • Geórgia Emille Silva Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Limoeiro do Norte.

Palavras-chave:

Tetralogia de Fallot. Estado nutricional. Quilotórax.

Resumo

Este estudo foi realizado com um paciente pediátrico portador da cardiopatia congênita Tetralogia de Fallot. Logo, objetivou-se com esse trabalho demonstrar a conduta nutricional utilizada visando recuperar e/ou manter o estado nutricional, diminuir o risco de complicações cirúrgicas, fornecer aporte adequado de macronutrientes (evitando hipoalimentação ou hiperalimentação) e fornecer aporte adequado de micronutrientes, prevenindo carências nutricionais, que são comuns em crianças cardiopatas. Este caso clínico foi realizado com um paciente do sexo masculino de 2 anos e 8 meses submetido a segunda cirurgia cardíaca desde o nascimento. Após coleta de exames laboratoriais e amostra de líquido pericárdico foi diagnosticado com quilotórax, possivelmente resultante da operação. Foram acompanhados dados do prontuário compostos por história da doença pregressa, história da doença atual, farmacoterapia e resultados de exames bioquímicos. Realizou-se avaliação nutricional por meio de coleta de dados antropométricos de peso, altura e circunferência braquial, além de exame físico. Dentre os resultados encontrados observou-se adequação do estado nutricional nos critérios de peso/idade, peso/estatura e estatura/idade, porém, o indicador do percentual de adequação da circunferência do braço (CB) indicou um grau de desnutrição leve. A dieta recebida pelo paciente era hipercalórica, hiperproteica e hipolipídica conforme as recomendações e como conduta indicada para a complicação pós-cirúrgica apresentada, a dieta branda recebida pelo paciente passou a ser enriquecida com TCM sem AGE. Com essa conduta o paciente apresentou um ganho ponderal, aumentando, assim, posteriormente, a quantidade de TCM da dieta.

Biografia do Autor

  • Nayara Cristina de Freitas Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Limoeiro do Norte.
    Graduada no curso de Bacharelado em Nutrição pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Limoeiro do Norte (2016). Atualmente cursa Especialização em Nutrição Clínica e Esportiva pela Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ).
  • Francisco Regis da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE) Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE)
    Mestrando em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC) do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará (CCS/UECE - 2017). Especializando em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE - 2016). Graduado em Nutrição pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - 2016). Membro do Grupo de Pesquisa Avaliação e Análise Estatística em Saúde Coletiva - PESQSAÚDE, coordenado pelo Prof. Dr. Francisco José Maia Pinto. Proficiência em Língua Inglesa e Língua Espanhola obtidas através do Núcleo de Línguas (NUPEL) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Mossoró (Julho - 2016). Tenho interesse e experiência acadêmica nas áreas de pesquisa e extensão em Nutrição, Alimentos e Saúde Coletiva. E-mail: regisfrs@hotmail.com
  • Michele Edmila Silva Sousa, Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia (IFCE), Campus Limoeiro do Norte.
    Possui graduação em Bacharelado em Nutrição pelo Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia- Limoeiro do Norte
  • Maria Rafaela Martins de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Limoeiro do Norte.
    Possui graduação em Nutrição pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em 2016. Como acadêmica adquiriu experiencia em saúde coletiva por meio do estagio na Unidade Básica de Saúde Tereza Holanda de Oliveira e Escola de Ensino Fundamental Pe. Joaquim de Meneses em Limoeiro do Norte(CE). Realizou estágio no setor de produção de alimentos no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studant Gomes e Nutrição Clínica, com enfase em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e unidade de cardiopneumologia, nessa mesma instituição. Além disso, realizou ainda nessa instituição, treinamento em serviço, no setor de administração de UAN. Atualmente faz especialização em Nutrição Clínica e Esportiva pela Faculdade do Vale Jaguaribe (FVJ). Ademais, adquiriu experiencia na área de Nutrição Esportiva como bolsista voluntária no projeto: Efeito da Intervenção Nutricional em Atletas.
  • Geórgia Emille Silva Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Limoeiro do Norte.
    Possui graduação em Bacharelado em Nutrição, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Limoeiro do Norte e atualmente é Pós-graduanda em Saúde da Família, pela Estácio/Uniseb. Durante a graduação adquiriu experiência em Nutrição Pediátrica ao realizar estágio curricular no Hospital Infantil Albert Sabin (Fortaleza-CE), já em saúde coletiva, realizou estágio em uma Unidade Básica de Saúde, situada no centro de Limoeiro do Norte (CE).

Referências

VASCONCELOS, M. J. O. B.; BARBOSA, J. M.; PINTO, I. C. S.; LIMA, T. M.; ARAÚJO, A. F. C. Nutrição Clínica: Obstetrícia e Pediatria. Editora Medbook, 2011. p. 414-426.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO PARENTERAL E ENTERAL (SBNPE). Associação Brasileira de Nutrologia. Terapia Nutricional na Disfunção Cardíaca da Criança. Projeto Diretrizes, Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina. 6p. 2011a.

AZEKA, E., JATENE, M. B., JATENE, I. B., HOROWITZ, E. S. K., BRANCO, K. C., SOUZA, J. D. N. et al. I Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca e Transplante Cardíaco, no Feto, na Criança e em Adultos com Cardiopatia Congênita, da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 103, n. 6, p. 1-126, 2014.

MONTEIRO, F. P. M. et al., Avaliação do Estado Nutricional de crianças com cardiopatia congênita sob a ótica do pender. Revista de Enfermagem, v. 17, n. 4, p. 581-588, 2009.

CORONE, P.; PAULY-LAUBRY, C. H.; GUERIN, F.; PERN0T, J. M.; VERNANT, P.; TALON, P.: Résultats à long terme des interventions palliatives et de la cure complète dans la tétralogie de Fallot. Arch.Mal. Coeur, v. 70, n. 9, p. 893-99, 1982.

VAZ, M. C. A.; FERNANDES, P. P. Quilotórax. Jornal Brasileiro de Pneumologia, São Paulo, v. 32, ago. 2006.

BEHRMAN, R. E.; VAUGHAN, V. C. Tratado de Pediatria. 13º edição. Volume 2. Editora Guanabara, 1987.

INSTITUTE OS MEDICINE (IOM). Dietary Reference Intakes for Energy carbohtdrates, fiber, fat, fatty acids, cholesterol, protein and amino acids. Washigton DC. National Academy Press, 2002/2005.

BARBOSA, H. M. C. V. Protocolo de Conduta Nutricional da Unidade de Pediatria. Hospital de Messejana Dr Carlos Alberto Studart Gomes. Governo do Estado do Ceará. Secretaria de Saúde, 2014.

LACERDA, A. A. et al., Tetralogia de Fallot: Aspectos clínicos, diagnósticos e terapêuticos. Revista Multiprossional em saúde do Hospital São Marcos. v.1, n. 1, p. 50-57, 2013.

WAITZBERG, D. L. Nutrição Oral, Enteral e Parenteral na Prática Clínica. 4 ed. São Paulo: Atheneu, 2009.

Monteiro et al., Estado nutricional de crianças com cardiopatias congênitas. Rev. Latino-Am. Enfermagem, n. 20, n. 6, p. 1-9, 2012.

Downloads

Publicado

01/12/2017

Edição

Seção

Relato de caso

Como Citar

ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL DE UM PACIENTE PEDIÁTRICO NO PÓS-OPERATÓRIO DA CORREÇÃO DA TETRALOGIA DE FALLOT: ESTUDO DE CASO. (2017). Arquivos Catarinenses De Medicina, 46(4), 154-161. https://revista.acm.org.br/arquivos/article/view/156

Artigos Semelhantes

41-50 de 545

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)