ANÁLISE ÉTICA DA PUBLICIDADE MÉDICA

Autores

  • Amanda Raimundo da Silva UNIVALI
  • Gabriela de Souza Universidade do Vale do Itajaí
  • Joel Antonio Bernhardt Universidade do Vale do Itajaí
  • Lais Dalmolini Universidade do Vale do Itajaí
  • Mariana Raysa Bernardino Universidade do Vale do Itajaí
  • Tayna Gyulia Dalla Gasparina Universidade do Vale do Itajaí

Palavras-chave:

Publicidade, Medicina, Ética

Resumo

Objetivo: Fornecer uma análise ampla com base em diversos estudos para maior entendimento da ética quanto às publicidades na medicina. Método: Revisão narrativa de literatura por meio de pesquisa bibliográfica de caráter descritivo. Discussão: Os avanços nos meios de comunicação e desenvolvimento das mídias sociais nos últimos anos, o que impactou na área da medicina com consideráveis mudanças na relação médico paciente. O presente estudo consiste em uma revisão de literatura com objetivo de compreender os aspectos éticos em relação à publicidade médica. Mesmo diante das diretrizes do CFM e com uma legislação vigente, existem consequências que podem ser prejudiciais tanto para o médico quanto para o paciente, sendo que a prática médica junto com mídias sociais pode causar indesejáveis situações quando inadequada.  Conclusão:  É indispensável considerar que a medicina aparece interligada com as mídias sociais na hodiernidade, no entanto, deve haver responsabilidade quando a utilização dessas ferramentas.

Referências

Schimidt Ana Carolina Fernandes Dall‘Stella de Abreu, et al. Publicidade médica em tempos de medicina em rede. Revista Bioética [Internet]. 2021 [cited 2022 Nov 4];29:115 - 127. Available from: https://www.scielo.br/j/bioet/a/JwTkfyWwgd4pfMffJzWMvHq/abstract/?lang=en

Technology and Practice Committees of the American Society for Reproductive Medicine and the Advertising Committee of the Society for Assisted Reproductive Technology; Guidance on the use of social media in reproductive medicine practice; Fertil Steril, 115 (2021), pp. 1151-1155

Macías-Hernández, S. I., & Morones-Alba, J. D. (2017). ¿ Es tiempo de exigir publicidad basada en la evidencia?. Gac Med Mex, 153, 907-908.

De Castro, G. M., Rodrigues, A. C. R., de Oliveira Carvalho, L., & Trindade, E. M. V. (2022). A relevância e influência dos avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação para o comportamento e a ética médica The relevance and influence of advances in Information and Communication Technology for medical behavior and ethics. Brazilian Journal of Health Review, 5(1), 1921-1928.

Romeiro, D. A., Mascarenhas, I. D. L., & Godinho, A. M. (2022). El incumplimiento de la ética médica en la publicidad: impactos en la responsabilidad civil. Revista Bioética, 30, 27-35.

Boianovsky, C. D., de Melo, G. C., & Mota, M. R. (2020). Mídias sociais e telemedicina: seu impacto na rotina dos médicos e na relação médico-paciente no século XXI. Programa de Iniciação Científica-PIC/UniCEUB-Relatórios de Pesquisa.

AMERICAN SOCIETY OF PLASTIC SURGEONS [Internet]. [place unknown]; 2020 [cited 2022 Nov 4]. Available from: https://www.plasticsurgery.org/cosmetic-procedures

Teixeira, E. V. (2021). De cirurgião plástico a “digital influencer”: como a conquista da beleza é vendida em Sergipe.

Korn, G. P., Moraes, V. R., & Prado, V. (2022). Publicidade médica nas redes sociais. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, 88, 649-650.

Szlichta, A. D. L. (2021). Vedações à publicidade médica: contraste entre a realidade jurídico-social e as normas do Conselho Federal de Medicina.

Downloads

Publicado

13/09/2024

Edição

Seção

Artigo original

Como Citar

ANÁLISE ÉTICA DA PUBLICIDADE MÉDICA. (2024). Arquivos Catarinenses De Medicina, 52(2), 37-44. https://revista.acm.org.br/arquivos/article/view/1353

Artigos Semelhantes

131-140 de 287

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.