CONHECIMENTO GERAL, ATITUDE PSICOLÓGICA E SUA ASSOCIAÇÃO COM A CONCENTRAÇÃO DE HBA1C EM PACIENTES PORTADORES DE DIABETES MELLITUS TIPO 2

Autores

  • Vivian Santana Soares Ribeiro
  • Lucas Vilas Boas Magalhães
  • Silvia Almeida Cardoso
  • Kelvin Oliveira Rocha
  • Robson Bonoto Teixeira
  • Luciana Moreira Lima

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus Tipo 2. Conhecimento. Atitude. Hemoglobina Glicada.

Resumo

Objetivo: Diabetes mellitus (DM) é uma doença relacionada a várias complicações e alta morbimortalidade, com comprometimento significativo da qualidade de vida do paciente, afetando sua saúde física e mental, bem como sua motivação ao autocuidado. Este estudo objetivou avaliar o conhecimento geral e a atitude psicológica para o DM, correlacionando a concentração de hemoglobina glicada (HbA1C) com escores do DKN-A e ATT-19 de pacientes portadores de DM tipo 2 (DM2). Métodos: Estudo observacional transversal com amostra de 65 participantes, 24,6% homens e 75,4% mulheres, com idade média de 57±12, avaliados entre novembro/2016 e fevereiro/2017. A avaliação do conhecimento geral e da atitude psicológica para o DM foi realizada pela aplicação do Diabetes Knowledge Questionnaire (DKN-A) e do Diabetes Attitude Questionnaire (ATT-19). O SPSS 20.0 foi utilizado para as análises estatísticas. Resultados: Para os escores de conhecimento (r=0,005; p=0,966) e de atitude (r=0,034; p=0,790) não houve correlação significante com a HbA1C, sendo que (94%) dos pacientes não atingiram o ponto de corte do ATT-19. Considerando o grupo com pontuação >8 para o escore de conhecimento, foi observada diferença negativa e significativa entre este escore e o de atitude (r=-0,444; p=0,0018). Conclusão: O conhecimento em relação à doença não traduziu em melhor controle da glicemia na população estudada, sugerindo que o controle eficiente da HbA1C não depende exclusivamente do conhecimento sobre a doença, mas sim de diversos outros fatores, que também precisam ser considerados na conduta do DM2.

Referências

International Diabetes Federation. IDF Diabetes Atlas, 8th edn. Brussels, Belgium: International Diabetes Federation, 2017. Available from http://www.diabetesatlas.org

Belvederi MM, Manberto S, Briatore L et al. The interplay between diabetes, depression and affective temperaments: A structural equation model. J Affect Disord. 2017; 219: 64-71.

Van Dooren FEP, Denollet J, Verhey FR et al. Psychological and peronality factor in type 2 diabetes mellitus, presenting the rationale and exploratory results from The Maastricht Study, a population-based cohort study. BMC Psychiatry. 2016; 16: 1-11.

Diabetes: A Joint Position Statement of the American Diabetes Association, the American Association of Diabetes Educator, and the Academy of Nutrition and Dietetics Diabetes Care. 2015; 38: 1372-1382.

Torres HC, Franco LJ, Stradioto MA et al. Evaluation of a diabetes education program. Rev Saúde Pública. 2009; 43(2): 291-298.

Dorland K & Liddy C. A pragmatic comparison of two diabetes education programs in improving type 2 diabetes mellitus outcomes. BMC Res Notes. BMC Res Notes. 2014 Mar 28; 7: 186.

Adam L, O’Connor C, Garcia AC. Evaluating the Impact of Diabetes Self-Management Education Methods on Knowledge, Attitudes and Behaviour of Adult Patients With Type 2 Diabetes Mellitus. Can J Diabetes. 2018; 42(5): 470-477.

Steinsbekk A, Rygg O, Lisulo M et al. Group based diabetes self-management education compared to routine treatment for people with type 2 diabetes mellitus: a systematic review with meta-analysis. BMC Health Serv Res. 2012;12:213.

Burke SD, Sherr D, Lipman RD. Partnering with diabetes educator to improve patient outcomes. Diabetes, Metab Syndr Obes: Targets Ther. 2014; 7: 45-53.

Marrero DG, Ard J, Delamater AM et al. Twenty-firt century behavioral medicine: a context for empowering clinicians and patients with diabetes: a consensus report. Diabetes Care. 2013; 36: 463-470.

Torres HC, Virginia AH, Schall, VT. Validation of Diabetes Mellitus Knowledge (DKN-A) and Attitude (ATT-19) Questionnaires. Rev Saude Publica. 2005; 39: 906-911.

American Diabetes Association. Standards of Medical Care in Diabetes. Diabetes Care. 2017. Disponível em: http://professional.diabetes.org/sites/professional.diabetes.org/files/media/dc_40_s1_final.pdf.

Gonçalves NEXM, Zanetti ML , Neiva CM et al. Conhecimento de indivíduos com diabetes mellitus na estratégia de saúde da família. Rev Enferm UFPE. 2017; 11(7): 2779-2787.

Rodrigues FFL, Zanetti ML, Santos MA et al. Conhecimento e atitudes: componentes para a educação em diabetes. Rev Latino-Am Enfermagem [online]. 2009; 17(4): 468-473.

Herath HMM, Weerasinghe NP, Dias H et al. Knowledge, attitude and practice related to diabetes mellitus among the general public in Galle district in Southern Sri Lanka: a pilot study. BMC Public Health. 2017; 17(1): 535.

Van der Heide I, Uiter E, Rademaker J et al. Associations among health literacy, diabetes knowledge, and self-management behavior in adults with diabetes: results of a dutch cross-sectional study. J Health Commun. 2014; 19 suppl 2: 115-131.

Islam SM, Niessen LW, Seissler J, et al. Diabetes knowledge and glycemic control among patients with type 2 diabetes in Bangladesh. Springer Plus. 2015; 4: 284.

Islam FMA, Chakrabarti R, Dirani M, et al. Knowledge, attitudes and practice of diabetes in rural Bangladesh: the Bangladesh population based diabetes and eye study (BPDES). PLoS One. 2014; 9(10): e110368.

Al-Maskari F, El-Sadig M, Al-Kaabi JM et al. Knowledge, attitude and practices of diabetic patients in the United Arab Emirates. PLoS One. 2013; 8(1): e52857.

Demaio AR, Otgontuya D, de Courten M et al. Exploring knowledge, attitudes and practices related to diabetes in Mongolia: a national population-based survey. BMC Public Health. 2013; 13: 236.

Gonzalez JS, Tanenbaum ML, Commissariat PV. Psychosocial factor in medication adherence and diabetes self-management: implications for research and practice. Am Psychol. 2016; 71: 539–551.

Norris SL, Engelgau MM, Narayan KM. Effectiveness of self-management training in type 2 diabetes: a systematic review of randomized controlled trials. Diabetes Care. 2001; 24(3): 561-87.

Tol A, Baghbanian A, Mohebbi B et al. Empowerment Assessment and in?uential factor among patients with type 2 diabetes. J Diabetes Metab Disord. 2013; 12: 6.

Jackson IL, Adibe MO, Okonta MJ et al. Knowledge of self-care among type 2 diabetes patients in two states of Nigeria. Pharm Pract (Granada). 2014; 12: 404.

Saad AMJ, Yones ZMH, Ahmed H et al. Self-efficacy, self-care and glycemic control in Saudi Arabian patients with type 2 diabetes mellitus: A cross-sectional survey. Diabetes Res Clin Pract. 2018; 137: 28-36.

Santos JC, Cotez DN, Macedo MML et al. Comparison of education group strategies and home visits in type 2 diabetes mellitus: clinical trial. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2017; 25:e2979.

Norris SL, Engelgau MM, Narayan KM. Effectiveness of self-management training in type 2 diabetes: A systematic review of randomized controlled trials. Diabetes Care. 2001; 24: 561-587.

Kelly MP & Barker M. Why is changing health-related behaviour so difficult? Public Health. 2016; 136: 109-116.

Rodrigues FFL, Santos MA, Teixeira CRS et al. Relação entre conhecimento, atitude, escolaridade e tempo de doença em indivíduos com diabetes mellitus. Acta Paul Enferm. 2012; 25: 284-290.

Downloads

Publicado

03/02/2021

Edição

Seção

Artigo original

Como Citar

CONHECIMENTO GERAL, ATITUDE PSICOLÓGICA E SUA ASSOCIAÇÃO COM A CONCENTRAÇÃO DE HBA1C EM PACIENTES PORTADORES DE DIABETES MELLITUS TIPO 2. (2021). Arquivos Catarinenses De Medicina, 49(4), 02-13. https://revista.acm.org.br/arquivos/article/view/590

Artigos Semelhantes

1-10 de 207

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.