O ENSINO DA PREVENÇÃO NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE MEDICINA DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Autores/as

  • Alessandro da Silva Scholze Universidade do Vale do Itajaí - Itajaí/SC
  • Clara Miranda Universidade do Vale do Itajaí - Itajaí/SC
  • Carlos Alberto Severo Garcia Júnior Curso de Medicina da UFSC/Campus Araranguá
  • Marcos Aurélio Maeyama Universidade do Vale do Itajaí - Itajaí/SC

DOI:

https://doi.org/10.63845/e67ed913

Palabras clave:

Medicina Preventiva. Educação Médica. Prevenção de Doenças.

Resumen

A formação médica envolve o desenvolvimento de competências essenciais que incluem as ações preventivas, as quais apresentam-se em quatro níveis: primário, secundário, terciário e quaternário. O objetivo deste estudo é verificar de que forma os conceitos de prevenção estão presentes nos Projetos Pedagógicos dos cursos de medicina do Estado de Santa Catarina no ano de 2018. Trata-se de um estudo qualitativo e documental, de caráter exploratório, empregando análise temática. Entre 13 cursos identificados, obteve-se acesso a oito PP, dentre versões completas e resumidas. Na análise, foram verificadas cinco categorias distintas da prevenção em saúde: Prevenção influenciada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, Níveis de Prevenção Primária, Secundária e Terciária, e Estratégia de Prevenção Populacional. No exame não foram encontradas menções à P4, embora tenha sido enfatizada a importância da Medicina Baseada em Evidências. Evidencia-se que o destaque para a prevenção estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais é reproduzido nos Projetos Pedagógicos. Há, também, franca ênfase nas concepções de prevenção primária, secundária e terciária, em detrimento da quaternária. Ainda que a prevenção quaternária e a Prevenção Populacional possam estar mais presentes no cotidiano da formação médica, mas ausentes dos Projetos Pedagógicos examinados, a pouca visibilidade dessas categorias sugere que tal formação permanece centrada na abordagem de doenças no nível individual, reforçando o risco de medicalização da sociedade sem base em evidências científicas adequadas.

Biografía del autor/a

  • Alessandro da Silva Scholze, Universidade do Vale do Itajaí - Itajaí/SC

    Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho 

    Docente do curso de Medicina da UNIVALI - Itajaí/SC 

     

  • Clara Miranda, Universidade do Vale do Itajaí - Itajaí/SC
    Acadêmica do curso de medicina da UNIVALI.
  • Carlos Alberto Severo Garcia Júnior, Curso de Medicina da UFSC/Campus Araranguá

    Pós-Doutor em Saúde Coletiva (UFSC)

    Docente do Curso de Medicina da UFSC/Campus Araranguá

  • Marcos Aurélio Maeyama, Universidade do Vale do Itajaí - Itajaí/SC

    Doutor em Saúde Coletiva (UFSC)

    Docente do curso de Medicina da UNIVALI - Itajaí/SC 

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Publicado

2020-03-31

Número

Sección

Artigo original

Cómo citar

O ENSINO DA PREVENÇÃO NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE MEDICINA DO ESTADO DE SANTA CATARINA. (2020). Arquivos Catarinenses De Medicina, 49(1), 34-49. https://doi.org/10.63845/e67ed913