CORRELAÇÃO ENTRE A SÍNDROME DA DOR FEMOROPATELAR COM A FLEXIBILIDADE DOS MÚSCULOS DO QUADRIL

Autores

  • Beatriz Santana Borges Universidade de Rio Verde
  • Hugo Machado Sanchez Universiade de Rio Verde
  • Natália Faria Borges Universidade de Rio Verde
  • Eliane Gouveia de Morais Sanchez Universidade de Rio Verde

Palavras-chave:

Dor femoropatelar. Quadril. Joelho. Flexibilidade. Amplitude de movimento.

Resumo

A Síndrome da dor femoro-patelar (SDFP) é uma das afecções mais comuns das articulações do joelho e tem como uma das suas principais funções a locomoção humana, enquanto o quadril é a maior junta de ajuste esférico do corpo humano. O objetivo deste estudo é conhecer a correlação da dor anterior do joelho com a flexibilidade e amplitude de movimento (ADM) do quadril em mulheres universitárias. Para tanto foi feito um estudo descritivo de corte transversal com uma população composta por 40 acadêmicas, divididas em 2 grupos de igual tamanho, sendo um composto por voluntarias com SDFP e o outro sem a síndrome. As voluntarias tinham idade entre 18 e 30 anos. Para avaliação da flexibilidade foi utilizado um flexímetro e da ADM o goniômetro universal.  Após análise estatística dos resultados, verificou-se que a ADM de abdução de quadril apresentou-se diminuída, provavelmente devido à retração dos músculos adutores de quadril, ou mesmo pela perda da força muscular dos próprios abdutores. Com relação a flexibilidade, foi constatado a retração dos músculos flexores de quadril, havendo diferença significativa comparando o grupo com dor e o grupo sem dor anterior de joelho. Perante os resultados apresentados no presente estudo, pode-se concluir que existem alterações musculares referentes a flexibilidade e a ADM, nos grupos flexores e abdutores do quadril respectivamente, nos voluntários com presença de Síndrome da dor femoropatelar.

Biografia do Autor

  • Hugo Machado Sanchez, Universiade de Rio Verde
    Possui graduação em Fisioterapia pela UNIT (2003), Especialização em Acupuntura (2004), Especialização em Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia (2012), Mestrado em Fisioterapia (área de concentração: Traumato-ortopedia) pelo UNITRI (2005) e Doutorado em Ciências da Saúde (área de concentração: dinâmica do processo saúde-doença) pela Faculdade de Medicina da UFG (2015). Atualmente é professor Titular da Universidade de Rio Verde (UniRV). Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Traumato-ortopédica, Desportiva, Acupuntura, Posturologia, Fisioterapia do Trabalho/Ergonomia e Saúde do Trabalhador. Possui trabalhos publicados nas melhores revistas nacionais, atuando como pesquisador nos seguintes temas: postura, ortopedia-traumatologia, desportiva, acupuntura, cinesio-biomecânica, Fisioterapia do Trabalho/Ergonomia, Saúde do Trabalhador e Qualidade de Vida. É revisor Ad Hoc da Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Revista FisioBrasil, Revista Movimenta . Compõe o do corpo editorial da Revista Inspirar & Movimento e da Revista UniRV. É membro do CEP (Comitê de Ética em Pesquisa), da Comissão Institucional de pesquisa da UniRV e da COPEVE (Comissão Permanente de Vestibular) da UniRV . Atualmente é diretor da Faculdade de Fisioterapia da Universidade de Rio Verde (UniRV).

Referências

-Pozzi, JFA., Konkewicz, ER. Joelho do adulto. In: Hebert, S; Xavier, R.; Pardini ,AG.; Barros filhos de T.E.P. Ortopedia e traumatologia: Princípios e Prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

-Donatelli,R. Muscle imbalance and common overuse injuries. 2011. Disponível em: http://www.sportsmd.com/SportsMD_Articles/id/361.aspx. Acesso em 20 de dezembro de 2011.

-Dandy, DJ. Ortopedia e traumatologia prática: diagnóstico e tratamento. 2 ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2000.

-Miranda, E. Bases de anatomia e cinesiologia. 3. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2000.

-Azeredo, VCM; Cunha RG. Estudo de caso: Hidroterapia na Síndrome da Dor femoro-patelar. IX Encontro Latino Americano de Iniciação Cinetífica e V Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba, 2000.

-Melo de Paila,G; Molineiro de Paula VR; Almeida, GJM; Machado, VEI; Barauna, MA; Bevilaqua-grosso, D. Correlacao entre a dor anterior do joelho e a medida do angulo ``Q`` por intermedio da fotometria computadorizada. RevistaBrasileira de Fisioterapia. 2004; 8(1):39-43.

-Nakagawa, TH; Muniz, TB; Baldon, RM; Serrão, FV. Avaliação dos músculos do quadril em indivíduos saudáveis e com síndrome da dor femoropatelar. Universidade Federal de São Carlos. 2006.

- Fredericson M, Yoon K. Physical examination and patellofemoral pain syndrome. Am J Phys Med Rehabil 2006;85:234-43.

-Nakagawa, TH; Muniz, TB; Baldon, RM; Serrão, FV. Abordagem funcional dos músculos do quadril no tratamento da síndrome da dor femoro-patelar. Fisioter. Mov. 2008;21(1):65-72.

-Perry, J. Análise de marcha. Barueri: Manole.2005;1:191

- Fulkerson JP. Diagnosis and treatment of patients with patellofemoral pain. Am J Sports Med 2002;30:447-56.

-Cabral, CM; Yumi, CS; Cassarotto, RA; Marques, AP.Eficácia de duas técnicas de alongamento muscular no tratamento da síndrome femoropatelar: um estudo comparativo. Revista Fisioterapia e Pesquisa. 2007;14(2):48-56.

- Steinkamp LA, Dillingham MF, Markel MD, Hill JA, Kaufman KR. Biomechanical considerations in patellofemoral joint rehabilitation. Am J Sports Med. 1993; 21:438-44.

- Marques, A. P., Manual de goniometria. São Paulo: Manole, 2003.

-Achour Júnior, A. Manual de instruções: Avaliando a flexibilidade. Londrina PR: Midiograf, 1997.

-Miyamoto, GC.; Soriano, FR.; Cabral, CMN. Alongamento muscular segmentar melhora função e alinhamento do joelho de indivíduos com síndrome femo is sropatelar: estudo preliminar. Rev Bras Med Esporte, Niterói. 2010;16(4)

-Neumann, DA. Cinesiologia do aparelho musculoesqueletico; fundamentos para a reabilitação física. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

- Tyler TF, Nicholas SJ, Mullaney MJ, McHugh MP. The role of hip muscle function in the treatment of patellofemoral pain syndrome. Am J Sports Med. 2006;34:1-7.

Downloads

Publicado

01/09/2017

Edição

Seção

Artigo original

Como Citar

CORRELAÇÃO ENTRE A SÍNDROME DA DOR FEMOROPATELAR COM A FLEXIBILIDADE DOS MÚSCULOS DO QUADRIL. (2017). Arquivos Catarinenses De Medicina, 46(3), 17-27. https://revista.acm.org.br/arquivos/article/view/88

Artigos Semelhantes

301-310 de 546

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.